Desemprego em Goiás aumenta nos últimos três anos e bate recorde em 2016, diz IBGE…

0

(Foto: Vitor Santana/G1)

O desemprego aumentou em Goiás nos últimos três anos segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2016, o número de pessoas sem emprego foi o mais alto de toda série histórica do levantamento, feito há cinco anos. Apesar disso, os números são melhores do que a média nacional.

Os dados foram obtidos durante as pesquisas em domicílios, que visitam cerca de 2,5 mil casas por mês. Segundo o IBGE, Goiás terminou 2016 com 396 mil desempregados, o que representa 11,2% da força de trabalho do estado, composta pelo total de pessoas trabalhando somado aos que estão em busca de uma oportunidade no mercado. Esse é o maior número desde que a pesquisa começou a ser feita. O levantamento aponta que esse índice tem aumentado desde 2014.

Para o chefe do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, grande parte desse resultado é devido à crise econômica que atingiu o país. “A palavra recessão resume tudo que estamos falando. Ela tem a ver com as medidas econômicas tomadas pelo governo e que não tiveram o efeito esperado. Isso foi causando uma deterioração na economia e também na política. É um problema econômico muito forte que gerou um clima de insegurança”, explicou ao G1.

O aumento do desemprego, segundo Vieira, tem dois fatores: o fechamento de vagas de trabalho e também ao ingresso de mais pessoas no mercado de trabalho. “Antes da crise, a renda das famílias era melhor, então, às vezes, uma mãe ou um filho não precisavam trabalhar, ou entravam mais tarde no mercado para investir nos estudos. Com a recessão, essas pessoas são obrigadas a trabalhar, mas não tem vaga para todos”, explicou.

modelo-grafico

Por G1

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here