Governo flexibiliza funcionamento de borracharias e oficinas mecânicas em Goiás …

0

Borracharia (Foto: Google Street View)

O governo publicou atualizou nesta quinta-feira (26), em edição suplementar no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto que reconhece o estado de calamidade pública em Goiás, por conta da crise provocada pelo novo coronavírus. O documento foi aprovado pela Assembleia Legislativa (Alego), em primeira sessão remota, e estabelece a flexibilização do cumprimento da meta fiscal do Estado diante da perspectiva de elevação dos gastos públicos e queda de arrecadação, e prevê que os seus efeitos se mantenham até dia 31 de dezembro de 2020.

Agora, com as alterações, o governo decreta o funcionamento de borracharias e oficinas mecânicas em regime de revezamento a ser estabelecido pelos municípios, bem como a hospedagem de todos os que atuam na prestação de serviços públicos ou atividades privadas consideradas essenciais. A finalidade de turismo em hospedagens permanece suspensa. 

Bares e restaurantes em rodovias também podem atuar. Com a situação de calamidade pública, a população também pode ter acesso ao Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Com o reconhecimento da situação de calamidade pública, o governo federal adotará medidas de apoio, como a destinação de recursos, envio da Defesa Civil e Militar ou entrega de kits emergenciais. O Estado passa ainda a ficar dispensado de licitações, caso seja necessária a aquisição de materiais, insumos ou equipamentos, e ainda poderá parcelar dívidas e “atrasar execução de gastos”. 

O decreto suplementar passa a valer a partir desta quinta-feira (26), data de sua publicação. Em Goiás, uma pessoa morreu por conta do coronavírus. Outros 39 casos foram confirmados no estado. 

Por Sagres

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here