Público lota a Esplanada durante desfile de 7 de Setembro. Veja fotos

0

O público lotou a Esplanada dos Ministérios, onde ocorreu o tradicional desfile cívico-militar nesta quarta-feira (7/9), dia da Independência do Brasil. A maioria da plateia vestia roupas verdes e amarelas, em alusão às cores da Bandeira Nacional. Acompanhado da primeira-dama, Michelle, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou das comemorações.

Apesar de a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não divulgar contagem oficial do público, os organizadores estimam que 280 mil pessoas devem passar pela Esplanada ao longo do dia.

O público começou a tomar conta do local por volta das 7h30. Para acompanhar as comemorações do Bicentenário da Independência, diversas caravanas e pedestres ocupavam as vias S1 e N1 e o gramado do Eixo Monumental.

No local, ambulantes comercializavam bandeiras, alimentos e bebidas. Apoiadores de diversos candidatos do Distrito Federal nas eleições deste ano também aproveitaram a oportunidade para ocupar as ruas, pedir votos e entregar santinhos dos políticos.

Manifestações

A maioria das manifestações está marcada para o período da tarde, após o desfile cívico. No total, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) estima que ocorrerão 11 atos na capital federal.

Pela manhã, enfermeiros protestaram contra a suspensão do aumento do piso salarial da categoria, após decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Enfermagem na rua. Barroso, a culpa é sua”, gritavam os profissionais de saúde.

A Secretaria de Segurança mobilizou o efetivo necessário para garantir a paz e a ordem ao longo do desfile e dos atos políticos. Por questão de estratégia, o órgão não divulgou o número de militares escalados.

A pasta montou uma base de operações entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional. Além de coordenar as ações, o local servirá de ponto de apoio para eventuais atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Por Metrópoles

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here