Setor de serviços recua em fevereiro e amarga sétima queda seguida em Goiás

0

Recuo registrado atingiu 1% na série com ajuste sazonal. Na comparação com o ano passado, a queda foi de 0,5%

O volume de serviços em Goiás apresentou a sétima queda consecutiva no mês de fevereiro de 2024, após recuo de 1% na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços apresentou retração de 0,5%. 

No país, o volume de serviços prestados recuou 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A variação negativa no volume de serviços em Goiás, segundo o órgão, é explicada pela queda em três das cinco atividades analisadas, sendo: serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,0%); serviços prestados às famílias (-4,4%); e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,2%). 

Os serviços profissionais, administrativos e complementares foi o principal vilão, apresentando acumulado negativo de 6,3% no primeiro bimestre de 2024. 

Por outro lado, os serviços de informação e comunicação e outros serviços avançaram 5,3% e 3,1%, respectivamente, com destaque para o primeiro, que já acumula alta de 8,5% nos meses de janeiro e fevereiro do ano corrente.

Turismo estável

Em fevereiro de 2024, o volume de atividades turísticas em Goiás se apresentou estável (0,0%) em relação a janeiro de 2024, na série com ajuste sazonal. Na comparação com fevereiro de 2023, o volume de serviços de turismo em Goiás caiu 8,9%, quinta queda consecutiva, o que puxou o acumulado em 12 meses para o negativo (2%). 

O índice nacional de atividades turísticas apontou retração de 0,8% em relação ao mês anterior, segundo revés seguido, período em que acumulou uma perda de 1,8%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 2,2% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 4,3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014. 

Por JO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here