Status da UEG em Iporá é reduzido de Campus para Unidade Universitária com subordinação a São Luís de Montes Belos…

0

A UEG de Iporá através de um estatuto do Governo de Goiás, deixa de ser Campus e passa a ser uma Unidade Universitária, ao invés de seguir diretrizes diretamente vindas da Reitoria, passa a ser subordinada a UEG de São Luís de Montes Belos, que continua como Campus (Campus Oeste) e tendo a ele jurisdicionados as unidades de Palmeiras de Goiás e Sanclerlândia, além de Iporá.

A mudança que vai vigorar a partir dos próximos dias está contida em um novo Estatuto da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que foi agora publicado, e de acordo com o Decreto 9.593, de 17 de janeiro de 2020. A mudança é resultado de decisão de Governo, feita em momento quando a UEG está com uma Reitoria interino, ocupada por Rafael Gonçalves Santana Borges.

Quem expõe o novo estatuto da UEG cogita que pode haver mais recursos financeiros para investimentos. Dos 41 Campus que a UEG tinha em Goiás, agora passam a ser somente 8 campus no Estado. A figura de coordenador de cursos em cada Campus (cargo remunerado) deixa de existir, passando os assuntos pedagógicos para coordenadores setoriais, que atuam em Anápolis, sede da Reitoria, para ação em todas as unidades universitárias do interior. É intenção com isso unificar grades de cursos, atualmente divergentes entre unidades.

A UEG fica também diferente em sua forma de gestão, sendo o Conselho Universitário composto por membro do Governo, do Conselho Estadual de Educação, Reitor, o Gerente de Gestão Integrada, os Pró-reitores de institutos, representantes docentes, de técnicos e alunos, além de representação da comunidade.

As mudanças que estão sendo implementadas não implicam em exclusão de cursos. Na prática, não se sabe bem ainda como vão funcionar estas mudanças contidas no novo Estatuto da UEG. No caso de Iporá, a lamentação fica por conta da subordinação a São Luís de Montes Belos. Mas a direção de Iporá continua com o professor Saulo Henrique, porém, tendo que levar as demandas administrativas para o Campus de São Luís, o qual discute assuntos administrativos com a Reitoria, em Anápolis. Quanto a processos eletivos de gestão, o novo estatuto prevê as eleições para as Unidades Universitárias, além de haver também para os cargos superiores.

Por Oeste Goiano/Ratinho Notícias

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here