Técnica permite que mãe retire o bebê do próprio útero durante cesárea

0
Como muitas mulheres, a goiana Thatyelle Franco de Andrade Bonfim sonhou  em ter o parto normal. No entanto, por razões médicas, em setembro teve de ser submetida a uma cesárea. É justamente por esse tipo de caso, ocorrido em Goiânia, que a Cesárea Assistida pela mãe (Mother Assisted Cesarean) vem ganhando espaço no Brasil.
A cesárea assistida tem o objetivo de devolver o protagonismo para a mãe, atendendo o desejo de ser ela a primeira pessoa a receber seu bebê. Essa técnica consiste em permitir que a mãe, após devidamente paramentada, retire seu bebê de dentro da barriga e o leve diretamente para seu colo.
“Quando a Antônia nasceu, veio direto para o meu peito, pele a pele desde o primeiro minuto. Foi o momento mais lindo da minha vida, com tudo registrado. As fotos falam por si”, explica Thatyelle.
Segundo a obstetra, Dra. Mariana Costa Borges, essa técnica permite que a paciente se conecte imediatamente com seu bebê. “Realizada de maneira adequada, esse modelo de cesárea é segura e ainda garante a humanização que hoje é, de fato, a maior preocupação para gestante”, afirma.
Registros
Assim como no caso de Thatyelle, a fotografia de parto registra um dos momentos mais importantes: a chegada de uma vida ao mundo. Ainda que se espere 9 meses para o nascimento, e algumas horas de trabalho de parto, a chegada do bebê, propriamente dita, acontece em pouquíssimos segundos. Por isso, a emoção acaba sendo tão grande que o pai ou acompanhante não consegue registrar. 
Segundo Samara Christtiny, fotógrafa especializada em parto, os bastidores de parto em tempo real “ajudam a gestante a entender o que acontece durante todo o processo que antecede a chegada do seu bebê”, explica.
A fotografia de parto não registra apenas o momento exato que a criança é retirada, mas o antes e depois. Assim, mais do que simplesmente ter fotos de como foi o parto, terá o registro fiel de todas as emoções e momentos únicos que foram vividos naquele dia.
Por a Redação

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here