Alerta laranja: MT, GO, TO e RO podem registrar baixa umidade

0

Alerta

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou vários alertas de baixa umidade na área demarcada de amarelo, laranja e vermelho no mapa acima: Mato Grosso, Goiás, Tocantins e grande parte de Rondônia. O aviso começou às 09:00h da manhã e tem previsão de término às 18:00h desta sexta-feira (18).

Perigo

Lembrando que a cor laranja do alerta indica perigo. Esse tipo de alerta é categorizado pelo INMET como uma situação meteorológica perigosa.

Alerta Vermelho – Grande Perigo

Fizemos uma notícia exclusiva para o alerta vermelho: Grande perigo: Mato Grosso e Goiás em alerta máximo para baixa umidade e incêndios.

Alerta Laranja – Perigo

Riscos potenciais: “Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.” Veja o aviso na íntegra

Alerta Amarelo – Perigo Potencial

Riscos potenciais: “Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.” 19

Mato Grosso

Algumas cidades do Mato Grosso onde o Clima Ao Vivo possui câmeras estão dentro do alerta laranja: Alta Floresta, Cáceres, Carlinda e Cuiabá. Já as cidades de Nova Bandeirantes e Paranaíta estão no aviso amarelo.

Área afetada

Alerta Laranja – Aviso para as áreas: Distrito Federal, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense, Sudoeste Rondonense.

Alerta amarelo – Aviso para as áreas: Norte Tocantinense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Rondonense, Sudoeste Rondonense.

Índice de umidade ideal

Lembrando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o índice de umidade ideal, que não causa danos ao ser humano, deve variar entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

Recomendações

– Pratique atividades físicas antes das 10:00h e após às 17:00h;
– Prefira refeições leves, adicionando ao cardápio frutas e verduras;
– Quando houver sol, utilize guarda-chuva ou sombrinha para se proteger dos raios solares;
– Mantenha-se hidratado, beba bastante líquido, principalmente crianças e idosos;
– Evite bebidas diuréticas (café e bebidas alcoólicas);
– Hidrate a pele e umidifique o ambiente;
– Se necessário lave, o nariz com soro fisiológico;
– Use roupas leves.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here