Mais de 97% de toda a água na Terra é salgada e na maioria das restantes 3% está congelada nas calotas polares.
A atmosfera, rios, lagos e lojas subterrâneas detêm menos de 1% de toda a água doce e esta pequena quantidade tem de fornecer a água potável necessária para apoiar a população da Terra. A água doce é um recurso precioso e a crescente poluição dos nossos rios e lagos, é um motivo de alarme.
A poluição da maior parte da água é causada pela adição de material orgânico, que é principalmente de esgoto, mas pode ser o desperdício de alimentos da exploração agrícola nos efluentes.
Sinais de poluição
Se você ver os peixes mortos flutuando no rio ou ver que a água é descolorida e malcheiroso qualquer uma das seguintes formas de poluição podem ser a causa:
- Fertilizantes – Adubos
- Resíduos industriais
- Óleo
- Água quente
Poluição dos Rios
Causas da Poluição do rio?
As principais causas da poluição do rio incluem lixo que é jogado no rio, em vez de reciclados ou colocado em aterros sanitários. Poluição do rio também é causada por processos de fabricação, especialmente aqueles localizados perto do rio.
Esta poluição também pode vir de petróleo que vaza de barcos e navios e de resíduos humana que é despejado no rio, em vez de enviar através de uma estação de tratamento ou sistema de fossa séptica.
Poluição do rio pode ser controlada com tratamento cuidadoso de esgoto e sistemas novos e mais moderno de eliminação de resíduos.
Os rios são poluídos por:
- Desenvolvimento urbano e despejo de esgoto não tratado nas águas pluviais
- Erosão de terras
- Derramamentos
- Defensivos Agrícolas (pesticidas, herbicidas, fertilizantes, entre outros)
- Despejo ilegal
- Descarga indiscriminada de águas residuais não tratadas das indústrias
- Descarte indiscriminado de lixo, resíduos sólidos diretamente nos rios
- Em países subdesenvolvidos: descarga direta do esgoto sanitário no rio