Na busca da justiça, desde o início, o que mais se reclama é: porque o processo demora tanto?!
De tanto trabalhar de advogado, eu descobri uma coisa. Simples. Mais descobri! Descobri o que mais faz um processo demorar.
E o que mais faz um processo demorar?
O que atrapalha uma criança crescer na vida? A ter problemas? Os pais, que tanto a amam, porque, protegem-na tanto, que acabam segurando-a demais pela mão, fazendo com que ela demore a ter a segurança, para, sozinha, dar os passos que ela necessita para seguir e ir adiante. Por amar demais, seguram-na tanto pela mão, que ela não cai. Se cair, não levanta sozinha. Se levanta, é porque foi puxada pela mão. Ela vai ter dificuldade para aprender lutar, quando, em algum momento, a vida a derrubar!
O que faz um marido ser ruim? O que leva um marido a não ter a responsabilidade da casa? O que mais estraga o marido é a mulher que faz tudo. Que resolve tudo. Que não deixa o marido ser responsável e pagar o preço que ele deve pagar, para manter o casamento.
Geralmente, nossos problemas, somos nós que criamos.
Quem é o maior culpado da demora de um processo?
As partes. Aqueles que gostaria que ele andasse rápido.
Porque, existe muito ego. Existe muito ódio. Porque existe muito orgulho e, a pessoa não cede, não consegue desprender, não se libertar. Não consegue se desapegar. Porque não perdoa. Jamais cede alguma coisa, para resolver.
É a famosa a frase: dou um boi para não entrar e uma boiada para não sair.
Grande bobagem!
Esquece os bois e resolva o problema. Deixa de briga. Perca um pouco, mais resolva o problema. Pague um pouco, mais resolva o problema!
O maior motivo, para o processo demorar, não é o advogado. Não é o juiz! Nem o promotor! Nem o sistema! São as partes.
Quem trava um processo de divórcio, é a divorcianda, que não concorda em ser abandonada. Que foi deixada pelo marido para viver com outra. E, por causa disso usa as crianças para atacar. Usa a maria da penha. Usa tudo o que pode, para fazer no processo, o que queria fazê-lo de fato. E o processo não se resolve por causa do interesse, do ego ferido da parte, das brigas.
Porque não se resolve uma reclamatória trabalhista? Porque o empregado quer receber um valor que não é justo e o patrão quer pagar um valor injusto e, ambos não concordam com o valor arbitrado pelo juiz.
Porque não resolve um inventário? Porque o herdeiro quer “dar o cano” na viúva. A viúva não concorda que o filho herde. Porque, brigam pelo patrimônio que na verdade nunca foi deles. Que não construíram. Na verdade, o que importa mesmo, é o patrimônio e, deste, todos querem a maior quantidade e a melhor parte e, por isso, o processo de inventário não se resolve. Brigam por tudo. Brigam também por causa de nada. Por causa da ganância. Do interesse próprio. Por causa das partes, e não do advogado é que o inventário não sai.
Porque não se resolve uma ação de alimentos? Porque quem tem a guarda da criança, quer fazer da pensão para a criança, um salário para ela. Porque usa a criança como arma. É por causa da briga entre os pais, que foram ou não casados, mais tiveram um filho em comum, que o processo de pensão para o filho não resolve. O culpado maior pela demora do processo de pensão alimentícia, não é o advogado, é a mãe e o pai da criança. Não é o juiz, nem o promotor. É a parte, o grande responsável.
A ação de aposentadoria não sai rapidamente porque a parte quer mentir. Nunca trabalhou na roça e quer provar que é trabalhador rural. E mente isso até para o advogado que ela contrata. Porque nunca pagou o inss e quer aposentar. Porque consegue trabalhar e quer aposentar como um inválido. Porque a parte mente: mente para o advogado. Mente para o promotor. Mente para o juiz. E, por causa da mentira que a parte faz, para conseguir o que quer, além da vergonha que a verdade o traz, ainda faz o processo demorar e às vezes fracassar. Vez que, com a verdade, tudo seria mais fácil.
Porque um processo de indenização demora? Porque nenhuma das partes admite o erro. Quem tem de pagar não quer pagar! Quem tem direito de receber, quer “fazer a vida” com o processo. Ganância de um lado e mesquinez do outro. Esta é a causa maior, da demora do processo.
Qual o maior motivo de um processo andar rápido? Quando as partes se resolvem. Quando ambas abrem mãos de direito. Quando todos os dois querem, de fato, resolver. Quando um vê o direito do outro.
Quando um processo anda rápido? Quando as partes se desapega do dinheiro. Da idéia única de só ganhar. Quando não leva o ódio. A paixão mal resolvida. A ganância pelo dinheiro para o processo.
Quando se resolve um processo rápido? Quando as duas partes concordam em ganhar menos, ou gastar mais um pouco. É quando quem deve, admite a dívida e concorda em pagar um pouco. É quando quem tem para receber, concorda em receber só um pouco, e perder um pouco.
Ai sim! O trabalho do advogado fica fácil. O processo resolve rápido. O juiz e o promotor já não são o problema.
Quem tem mais poder, para resolver um processo rápido, são as partes.