Usar celular no banheiro é perigoso para a saúde? Entenda

0

Mais de metade dos smartphones estão contaminados com bactérias

Usar celular no banheiro é perigoso para a saúde? Se você leva o celular com você quando vai ao banheiro, talvez seja melhor repensar esse hábito. De acordo com um novo estudo, isso pode tornar o aparelho um terreno fértil para bactérias.

Estudo recente realizado pela Initial Washroom Hygiene, empresa especializada em serviços de higiene no Reino Unido, revelou que mais da metade dos nossos smartphones estão repletos de um “alto nível” de contaminação biológica. Na verdade, o smartphone médio tem mais do que o dobro dos germes encontrados num vaso sanitário. Um dos celulares analisados chegou a apresentar níveis de contaminação seis vezes superiores.

A pesquisa utilizou testes de swab de adenosina trifosfato (ATP) juntamente com um leitor de bioluminescência de ATP para detectar formas de vida pequenas demais para serem vistas a olho nu. Depois de analisar amostras de superfície de 50 smartphones diferentes, os resultados foram claros: impressionantes 52% deles caíram na categoria de “fortemente contaminados” com substâncias microbianas, de acordo com os padrões dos especialistas, relata o tabloide britânico The Daily Express.

O estudo ilustrou que os telefones tinham uma escala média de leitura de ATP de 586 – com alguns chegando a 1.455. Em contraste, descobriu-se que os assentos sanitários tinham uma leitura média de 220 com um máximo de 424.

“Nossos telefones são um reservatório comum para patógenos potencialmente prejudiciais e sabemos que as pessoas tendem a usá-los enquanto vão ao banheiro. Isso é alarmante quando considerados que até 80% de todas as infecções são transmitidas pelo toque”, diz Jamie Woodhall, gerente de inovações tecnológicas da Initial Washroom Hygiene.

Outra pesquisa, realizada com 2 mil pessoas no Reino Unido revelou que 25% dos adultos nunca limpou seus smartphones. Além disso, 59% das pessoas admitiram usar os seus telefones enquanto estavam no banheiro. Para piorar a situação, 15% reconheceram que nem sempre lavam as mãos depois de usar o banheiro, potencialmente transferindo bactérias para seus smartphones, mesmo que não os usem enquanto estão sentados no vaso sanitário.

Especialistas alertam que lavar as mãos regularmente é uma das medidas mais poderosas que as pessoas podem tomar para ajudar a prevenir a propagação de bactérias e doenças. Limpar o celular frequentemente com produtos específicos para eletrônicos também ajuda a mantê-lo longe de bactérias potencialmente prejudiciais à sua saúde.

Por Via o Globo

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here