Irã lança drones e mísseis contra Israel em retaliação ao ataque a embaixada na Síria

0

O Irã iniciou na noite deste sábado (13/04) ataques com drones e mísseis contra o território de Israel. A informação foi confirmada pela agência estatal iraniana IRNA, pelas autoridades israelenses e pelos Estados Unidos.

“O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (como são conhecidas as Forças Armadas do Irã, cuja sigla é IRGC) anunciou nas primeiras horas deste domingo (14/04, considerando o horário local, que está seis horas e meia à frente de Brasília) que dezenas de drones e mísseis foram disparados contra os territórios ocupados e posições do regime sionista”, publicou a IRNA.

A ação é uma retaliação contra a destruição da embaixada do Irã em Damasco, na Síria, ocasionada por um atentado explosivo promovido por Israel no dia 1º de abril, que resultou na morte de alguns altos oficiais militares iranianos, entre eles o general Mohammad Reza Zahedi.

Horas depois do atentado à sede diplomática, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse que aquela ação foi considerada pelo país como “um ataque ao nosso próprio solo” e prometeu “punição” a Israel.

“O regime sionista malicioso, que é só maldade e erro, adicionou outro erro a seus erros ao lançar um ataque ao consulado do Irã na Síria. […] Ele deve ser punido e será punido”, disse.

O episódio eleva a tensão entre Teerã e Tel Aviv e aumenta o risco de uma regionalização do conflito que vem ocorrendo entre israelenses e o Hamas na Faixa de Gaza.

O massacre cometido pelas forças de Israel na região já deixou mais de 33 mil mortos, a maioria mulheres e crianças palestinas.

Mais cedo, neste mesmo sábado, o Irã já havia apreendido uma embarcação comercial ligada a Israel no estreito de Hormuz.

Segundo a IRNA, o navio MCS Aries, de bandeira portuguesa, seria gerido pela Zodiac Maritime, empresa ligada ao empresário israelense Eyal Ofer. A embarcação foi conduzida pela Força Naval Especial do IRGC para águas territoriais do Irã.

A ação ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmar nesta sexta-feira (12/04) que esperava “cedo ou tarde” um ataque do Irã contra Israel. “Não faça”, ameaçou o democrata.

Já neste sábado, Biden abandonou sua residência em Delaware e retornou à Casa Branca, em Washington, para tratar da escalada de tensão.

Israel afirmou que está pronto para se defender dos ataques. Segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, os sistemas defensivos implantados deixa o país pronto para reagir “em qualquer cenário”. Ainda antes do Irã anunciar a retaliação, o Exército de Israel publicou um comunicado cancelando aulas e restringindo reuniões por dois dias.

Às 18h30 (hora de Brasília), Israel fechou o espaço aéreo. A medida foi adotada também por Jordânia, Iraque e Líbano. O presidente Joe Biden, segundo a agência Reuters, iniciou pouco depois dos ataques uma reunião de emergência com seus conselheiros de segurança. Ainda segundo a agência, um canal de TV israelense afirmou que mísseis iranianos foram interceptados por caças britânicos e americanos na fronteira entre o Iraque e a Síria.

Edição: Lucas Estanislau e Haroldo Ceravolo Sereza

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here